Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
CORONAVÍRUS (COVID-19)
2020-03-16
Aos sócios do STEC,
 
Na sequência da reunião da passada sexta feira com a Comissão Executiva e o Gabinete de Crise da CGD, onde defendemos o encerramento das Agências ou, se tal não for possível, a tomada de medidas que garantam no imediato e de forma efetiva, a segurança dos trabalhadores, vimos transmitir o seguinte:
 
A Comissão Executiva assumiu nesta reunião, uma posição de princípio, quanto ao seu total e absoluto respeito pela saúde dos trabalhadores da CGD, e que essa seria sempre a sua grande preocupação.
 
De seguida, passou a informar sobre as medidas que, nesse sentido, já tinha decidido:
  • a obtenção de 2 400 licenças, para permitir o trabalho a partir de casa;

  • os grupos de risco identificados nas instruções da CGD devem ser considerados prioritários na decisão de trabalho à distância e caso não seja possível deve a sua hierarquia decidir que fiquem em casa mesmo sem trabalhar;

  • a decisão sobre quem é destacado para trabalhar a partir de casa, será das hierarquias e terá a ver com a utilidade do serviço a prestar, para a atividade geral da CGD;

  • ninguém nas agências deve atender clientes que assumam estar em quarentena, os quais deverão ser direcionados para os canais alternativos;

  • enviar comunicação aos clientes para privilegiarem o recurso aos canais alternativos;

  • a entrega, a partir do dia 16 de março, de reforço dos meios de proteção – luvas, mascaras, produtos de desinfeção;

  • a imposição de regras de limpeza e desinfeção, mais exigentes, em todos os edifícios e Agências;

  • a atribuição às hierarquias directas, nomeadamente às Gerências, da responsabilidade de avaliar as condições de trabalho e decidir do funcionamento ou do encerramento das mesmas;

  • não permitir, de acordo com o espaço disponível em cada Agência, que o mesmo seja ocupado por um número de clientes que não garanta o espaço mínimo de segurança entre si;

  • respeitar integralmente, a decisão das autoridades, sobre o direito a ir para casa, de todos aqueles que tiverem filhos até 12 anos de idade.
 
É fundamental saber se estas medidas estão a ser aplicadas na prática, porque, se tal não estiver a acontecer, então a situação ficará mais grave e mais perigosa.
 
Neste sentido, o STEC apela a todos os associados e aos trabalhadores em geral para nos fazerem chegar qualquer informação que possa contradizer as medidas a que atrás nos referimos.
 
Infelizmente, já estão a chegar ao nosso conhecimento algumas informações que o parecem confirmar, pelo que a Direção do STEC já deu conhecimento à CGD.
 
A Comissão Executiva informou-nos de que não tomaria a iniciativa de fechar os serviços, nomeadamente as Agências, por considerar as responsabilidades da CGD, ao ser o único Banco Público e do sinal de pânico que isso poderia provocar na população. Tal medida, a ser aplicada, deverá ser tomada pelas autoridades competentes e a CGD dar-lhe-á cumprimento imediato.
 
Entendemos que a evolução do COVID 19 está a tornar-se suficientemente grave e cada vez mais imprevisível, para justificar que, a todo o momento, a CGD possa estar confrontada com uma realidade interna que a obrigue a assumir, com urgência, medidas mais radicais no sentido da contenção da doença dentro da Empresa.
 
O facto do Presidente da República ter convocado o Conselho de Estado, para a próxima quarta-feira, diz bem da gravidade e imprevisibilidade de toda esta situação e do desconhecimento que todos temos sobre as melhores decisões a tomar. Uma reunião que pode levar a decretar o estado de emergência.

 
A Direcção do STEC apela a todos para:
 
  • Manterem a serenidade possível e não se deixarem influenciar, ou entrarem em descontrolo emocional, perante notícias veiculadas nas redes sociais, de forma a não agudizar a situação;

  • Manterem-se atentos às notícias difundidas pelos órgãos oficiais, cumprindo com as medidas delas emanadas;

  • A CGD mantém em permanente actualização a informação no Caixa Pessoal através das FAQ´s e Planos de Contingência onde também estão indicados diversos contactos telefónicos da DPE para esclarecimentos sobre a situação.
 
O STEC mantém-se em funcionamento e disponível para quaisquer dúvidas, bem como para receber as denuncias de quaisquer situações irregulares.
 
 
A Direção




DOWNLOADS
Coronavirus.pdf
TopoIr para lista