Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
CGD ADMITE ESTENDER MORATÓRIAS POR UM ANO
2020-05-14
EXECUTIVE DIGEST
Por Revista de Imprens
08:51, 14 Mai 2020
 
 
O banco estatal está disponível para prolongar as moratórias no crédito, para as famílias e empresas mais prejudicadas pela pandemia de Covid-19, entre seis e 12 meses, escreve o “Jornal de Negócios”, lembrando a garantia deixada por Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na conferência de imprensa de apresentação de resultados do primeiro trimestre.
 
«É importante que a moratória no crédito seja estendida mais seis a 12 meses», afirmou o gestor, para quem «seis meses não é minimamente suficiente». E, segundo Paulo Macedo, «há disponibilidade do Governo» para o prolongamento desta medida.
 
O Estado, recorde-se, avançou com uma moratória legal, que se aplica ao crédito à habitação e empréstimos de empresas e que permite adiar o pagamento até Setembro deste ano. Esta medida acabou por ser depois complementada por uma iniciativa privada da banca, através da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que inclui segundas habitações, mas também crédito ao consumo.
 
De acordo com Macedo, os números revelados pela Caixa (que incluem as moratórias do Estado, da APB e da CGD, foram recebidos 54.010 pedidos por particulares e empresas até 11 de Maio, dos quais 47.114 eram elegíveis. Já foram foram aprovados 37.846 pedidos de moratórias. Estes totalizam perto de 4,7 mil milhões de euros.
 
Quanto às linhas de crédito Covid-19, o banco refere que recebeu 7.375 candidaturas, num montante de perto de 1,6 mil milhões de euros. Deste total, 2.440 já foram aprovadas, correspondendo a 734 milhões de euros.
 
Até Março, a CGD registou uma quebra dos lucros para 86 milhões de euros, devido ao reforço das imparidades.
 
Portugal está desde 3 de Maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março.
 
Até ao momento, a Direção-Geral da Saúde contabilizou 1.175 mortos associados à Covid-19 em 28.132 casos confirmados de infecção.
 
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 295 mil mortos e infectou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.
 
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 
 
TopoIr para lista

05_14_executivedigest
 
Fotografia: Lusa