Domingo, 12 de Julho de 2020

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
CGD - AINDA A COVID 19
2020-06-15
COMUNICADO 06
Como infelizmente tudo indica, a pandemia da Covid 19 veio para ficar.
Esta será a constatação mais responsável e prudente a tirar, mesmo que eventualmente possamos vir a assistir a algumas melhorias, que, prudentemente, deveremos ver como pontuais e ilusórias e não como situações realmente seguras.
 
Assim sendo, não podemos permitir que a CGD continue a “branquear” diversos factos graves ocorridos, nomeadamente a discriminação quanto à rotatividade e ao teletrabalho, que, para o STEC, são exemplos do que não deveria acontecer mas que, surpreendentemente, para a CGD são absolutamente normais!
 
Falemos claro. Será normal que, como proteção ao Covid 19, a CGD:
 
- Tenha implementado a rotatividade, apenas para um determinado universo de trabalhadores, deixando os restantes à sua sorte?
 
- Tenha atribuído o teletrabalho, de forma discriminatória, ignorando mesmo as disposições assumidas pelo governo nesta questão?
 
 
Face a estas duas situações, lamentáveis e absurdas, mas que já não é possível corrigir em tempo útil, o STEC propõe-se:
 
– TELETRABALHO –
Exigir o estrito cumprimento das decisões do Governo, designadamente as que foram tomadas no dia 29 de maio (resolução do Conselho de Ministros n. 40-A/2020), nomeadamente, a obrigatoriedade da manutenção do teletrabalho quando requerida pelo trabalhador e sempre que as funções o permitam, em situações como:

1   Doentes crónicos e imunodeprimidos;
2   Com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
3   Com filhos menores de 12 anos cujo estabelecimento escolar se encontra encerrado;
 
– ROTATIVIDADE –
Defender, para todos os trabalhadores a quem não foi permitida a rotatividade, a atribuição de 3 dias extra de férias, em 2020, como reconhecimento pelo risco acrescido de infeção que sofreram.
 
A Direção
TopoIr para lista

comunicado_06