Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
ESCLARECIMENTO LIBERTO COM VISTA À PROCURA DE ALTERNATIVAS À AUSTERIDADE TROIKIANA
2012-07-03

Realizou-se em 29 de Junho, das 14:30h às 19:00h, nas instalações do STEC – Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD, o seminário organizado por este sindicato em conjunto com o SPGL-Sindicato Professores Grande Lisboa, o STAD - Sindicato Atividades Diversas e o SFJ-Sindicato Funcionários Judiciais, em colaboração com a IAC - Iniciativa de Auditoria Cidadã à Dívida.

seminario_29_Jun_mesa.jpg

Na primeira parte, moderada por Olinda Lousã, da direção do STEC, foram oradores os economistas José Maria Castro Caldas, Alexandre Abreu e Mariana Mortágua, que expuseram a uma plateia de cerca de 70 sindicalistas a sua visão e análise da situação de crise que afeta Portugal no contexto da última década na Europa e no Euro.

As suas apresentações focaram-se nos aspetos da dívida (pública e privada) tentando fornecer chaves para a sua compreensão. Houve vivo debate e vários pedidos de esclarecimento da assistência antes de passar à segunda parte, após intervalo.

Seguiu-se uma mesa-redonda, em que Henrique de Sousa, ativista e estudioso do movimento sindical, moderou a mesa composta pelos presidentes/coordenadores de 3 dos sindicatos organizadores – STEC, SPGL e STAD – respetivamente João Lopes, António Avelãs e Carlos Trindade. Além de uma breve análise da crise que a todos afeta, especialmente aos trabalhadores, fez-se uma reflexão sobre o que fazer, da parte dos sindicalistas, com todo o conhecimento privilegiado que ali tinha sido “traduzido”, para além da frieza de gráficos e números.

Um dos propósitos da IAC (site: auditoriacidada.info) é precisamente este: promover e replicar por associações de todo o tipo (sindicais ou não), o esclarecimento liberto e alternativo com vista à saída da crise.

TopoIr para lista

seminario_29_Jun.jpg