Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
STEC E CGD ASSINAM REVISÃO DO ACORDO DE EMPRESA
2016-01-04
COMUNICADO 07

Após mais de um ano de negociações, informamos os nossos sócios e os trabalhadores da CGD em geral, que o STEC e a Administração da CGD assinaram em 29/12/2015 um novo Acordo de Empresa.
Com esta decisão ultrapassou-se com êxito um problema sério – o risco em que o Acordo em vigor se encontrava, face à situação de caducidade existente.
 

As negociações decorreram numa situação política e económica bastante adversa, em especial para os trabalhadores, pela imposição de cortes salariais e de pensões, congelamento de carreiras e vários outros constrangimentos, mas também para a CGD, pelo recuo de atividade ditada pela estagnação e recessão da economia que a crise provocou.
 

Apesar deste quadro negocial sombrio, as duas partes conseguiram criar e desenvolver um espaço de diálogo, responsável e realista, que buscou sempre a aproximação e convergência de posições. O resultado positivo alcançado, mostra bem o espírito construtivo que permanentemente imperou.
 

Algumas matérias não puderam ser revistas neste processo negocial, como os salários e as cláusulas de expressão pecuniária, ainda condicionadas pelo Orçamento de Estado, mas também isso será tratado logo que as condições legais o permitam, conforme declaração de compromisso anexa ao Acordo de Empresa.


Uma informação detalhada das alterações do novo Acordo de Empresa, será apresentada aos Delegados Sindicais, ainda na primeira quinzena de Janeiro de 2016, em reuniões a realizar em Lisboa, Porto e Algarve.


Assim, é com a noção de dever cumprido que a Direção do STEC encerra o ano de 2015 e começa a virar a página da situação de empobrecimento que tem sido imposta aos trabalhadores da CGD.

TopoIr para lista

comunicado_07