Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
CGD: ESTADO NOMEIA ALEMÃO HANS-HELMUT KOTZ PARA ADMINISTRADOR NÃO EXECUTIVO
2017-10-24
DN

O alemão Hans-Helmut Kotz foi hoje eleito como membro não executivo do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com mandato até 2020, elevando para 15 a equipa de administradores do banco público, anunciou hoje a entidade.

A deliberação do Estado, acionista único da CGD, teve lugar em 19 de outubro e considera a "não oposição do Banco Central Europeu quanto à avaliação da adequação do membro do órgão de administração" Hans-Helmut Kotz, lê-se no comunicado divulgado pela CGD na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Hans-Helmut Kotz é professor universitário na Universidade Goethe, em Frankfurt, e na Universidade de Freiburgo, e é professor visitante de Economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor sénior da McKinsey.

Entre 2002 e 2010, o responsável integrou o Conselho Executivo do Deutsche Bundesbank (banco central alemão), encarregue do pelouro da estabilidade financeira, mercados e estatísticas.

Esteve também presente em vários comités do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS, na sigla inglesa) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde liderou a área dos mercados financeiros.

E, entre 2002 e 2005, Hans-Helmut Kotz integrou o grupo de peritos em mercados financeiros do Parlamento Europeu.

Com a entrada de Kotz, o Conselho de Administração do banco estatal passa a contar com 15 membros, sendo Emídio Rui Vilar o presidente não executivo ('chairman') e Paulo Macedo o presidente executivo.

Já os vogais executivos são Francisco Ravara Cary, João Paulo Tudela Martins, José António da Silva de Brito, José João Guilherme, Maria João Carioca, Nuno Martins, Carlos Albuquerque, e como administradores não executivos Ana Maria Fernandes, Maria dos Anjos Capote, João José Amaral Tomaz, José Maria Rodrigues, Alberto Souto de Miranda e Hans-Helmut Kotz.

A Mesa da Assembleia-Geral tem Paulo Mota Pinto como presidente, Elsa Roncon Santos como vice-presidente e José Lourenço Soares como secretário.

Por fim, o Conselho Fiscal tem como presidente Guilherme de Oliveira Martins e como vogais António Assunção e Manuel Lázaro Oliveira de Brito, sendo vogal suplente Nuno Rodrigues.

 

TopoIr para lista