Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
FESTEJAR ABRIL COM CONFIANÇA E SEM MEDOS
2019-04-15
COMUNICADO
Portugal vive hoje tempos contraditórios. Por um lado, os dados oficiais mostram que a recuperação do país está aí à vista de todos, mas por outro lado vivemos com os mais baixos salários da Europa e com as maiores desigualdades sociais, o que não pode deixar de lançar as mais profundas preocupações.

Na CGD, este cenário é agravado com a reestruturação em curso desde 2017 e as alterações que isso está a provocar. É o fecho de Balcões e o abandono pela CGD de franjas da população que, de Bancos… apenas conheciam a Caixa! É a redução de pessoal, com o recurso a programas de pré-reforma e rescisão, que está a fazer sair da CGD muitos quadros experientes e de elevado potencial! É a subversão da cultura tradicional da CGD, para a entrada em cena do primado do individual e do descartável! E além de tudo isto, ainda vemos as alterações negativas que estão a ocorrer com os Serviços Sociais e a Medicina do Trabalho, para além do “rasgão” do Acordo de Empresa, os 4 anos de serviço que querem apagar e o corte feito no subsídio de almoço.  

Tudo isto se passa no Portugal de Abril! Aquele Abril, que há 45 anos nos fez conhecer o que era viver em liberdade e democracia! Aquela data inolvidável que sempre comemoramos! Aquela libertação dos tempos negros do fascismo, já tão longe no tempo e porventura tão perto outra vez. Os ventos de intolerância que correm pela Europa e pelo Mundo, não podem deixar de nos trazer as maiores apreensões quanto à eventualidade desse cenário. Isso só se combate com mais democracia, o que implica uma maior equidade social, com a necessária justiça na distribuição da riqueza.

É preciso não entrar em fatalismos e acreditar. Acreditar sempre, como naquele Abril de há 45 anos, que de facto é “… o povo é quem mais ordena” e também que “… mesmo na noite mais escura, em tempo de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz NÃO”.

Como é tradição na CGD, os trabalhadores vão mais uma vez juntar-se em dois jantares convívio de comemoração e festa do 25 de Abril! Jantares que vão permitir o reencontro de todos aqueles que continuam a ver nesta data, e em tudo o que ela representa, uma referência de vida!



TopoIr para lista

comunicados/comunicado_25abril_2019