Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
FITCH SOBE RATING DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS EM UM NÍVEL
2019-10-30
JORNAL ECONÓMICO
Maria Teixeira Alves
30 Outubro 2019, 18:55
 
Esta é já a segunda subida do rating da CGD por parte da Fitch Ratings desde o início da implementação do Plano Estratégico em curso.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) informou o mercado que, em 30 de outubro de 2019, a Fitch Ratings subiu o seu rating de longo prazo (IDR – Issuer Default Rating) de BB para BB+ e o seu Viability Rating (VR) de bb para bb+. O outlook do rating da Caixa é classificado como Estável.
 
Este é mais um passo no sentido da classificação investment grade que tanto ajuda os bancos no custo de financiamento.
 
O rating da CGD está agora apenas um grau de entrar na categoria de grau de investimento. Este tem sido um apelo repetido pelo presidenta da CGD.
 
“O custo do capital continua em dois dígitos. É fulcral sermos investment grade“, apelou Paulo Macedo recentemente.
A subida de rating da CGD “reflete o progresso contínuo e com sucesso na implementação do seu plano estratégico 2017-2020,
registando uma notável melhoria da rentabilidade, da qualidade dos ativos e do reforço dos rácios de capital”, diz a Caixa.
 
A Fitch Ratings salienta igualmente que “a CGD reforçou os seus padrões e controle de risco para níveis mais próximos das práticas globais da indústria, que serão fundamentais para mitigar futuras pressões sobre a qualidade dos ativos”.
 
Esta é já a segunda subida do rating da CGD por parte da Fitch Ratings desde o início da implementação do Plano Estratégico em curso.
TopoIr para lista

10_30_jornal_economico
 
Fotografia: Cristina Bernardo