Domingo, 15 de Dezembro de 2019

CONTACTOS

STEC
INFORMAÇÃO STEC
CGD: PROCURA NA EMISSÃO DE DÍVIDA FOI 7 VEZES SUPERIOR À OFERTA
2019-11-18
DIHEIRO VIVO
Dinheiro Vivo
18.11.2019 / 17:33


A emissão do banco estatal atraiu um total 220 ordens, com o valor total a superar os 3.500 milhões de euros.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) realizou esta segunda-feira uma emissão de dívida sénior não preferencial no montante de 500 milhões de euros, a cinco anos e com uma taxa de juro de 1,25%, tendo a procurado superado em sete vezes a oferta.

A emissão do banco estatal, destinada apenas a investidores institucionais, atraiu um total 220 ordens, com o valor total a superar os 3.500 milhões de euros face aos 500 milhões de euros disponíveis na oferta.

“Esta emissão é a terceira colocada nos mercados de dívida internacionais desde o início da implementação do Plano Estratégico 2017-2020, todas com diferentes níveis de subordinação, melhorando o perfil de risco da Caixa”, refere a Caixa num comunicado divulgado hoje.

“A receção e interesse manifestados por parte dos investidores refletem a evolução positiva registada pela CGD na implementação do Plano, nomeadamente pela melhoria de rentabilidade, solvabilidade e qualidade dos ativos, traduzindo-se numa significativa diminuição do custo de financiamento da CGD”, adianta.

O banco acrescenta que se trata “da primeira emissão deste tipo de dívida realizada por um banco português, no seguimento da aprovação do seu enquadramento legal”.

Adianta que a emissão se insere “no plano de financiamento definido para o cumprimento dos requisitos de MREL (Minimum Requirements for own funds and Eligible Liabilitiues) fixados pelo Banco de Portugal, conforme decisão do Conselho Único de Resolução”.

TopoIr para lista

11_18_dinheirovivo
 
Fotografia: Reuters