Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
CINCO PENSAMENTOS TÓXICOS QUE FAZEM DISPARAR O TURNOVER NAS EMPRESAS
2020-01-27
HUMAN RESOURCES PORTUGAL - SAPO
Por Ana Rita Rebelo
Em 15:39, 27 Jan, 2020
 
Se está a ter estes pensamentos, pode muito bem estar à beira de um esgotamento físico e mental, e, no limite, de entrar em burnout. Se tem colaboradores com estes pensamentos, provavelmente vai “perdê-los”. O melhor é estar atento aos sinais.
 
Sente alterações no seu padrão de sono? Tem dores de cabeça constantes? Anda extremamente ansioso e reage excessivamente por qualquer coisa? O stress relacionado com a actividade profissional é muito comum e, no limite, pode levá-lo a um estado de burnout.
 
De acordo com um estudo da Kronos, citado pela revista “Forbes”, que envolveu empresas com 2500 profissionais, 15% dos inquiridos queixaram-se de que o esgotamento físico e mental ligado ao exercício da profissão fez disparar em metade a taxa de rotatividade. Já um em cada cinco responsáveis de Recursos Humanos em organizações com 100 a 500 colaboradores dizem que o burnout é a causa de aproximadamente 10% do turnover.
 
A pensar nisso, a “Forbes” identificou cinco pensamentos tóxicos que são pistas de que está à beira de um esgotamento físico e mental ligado ao exercício da profissão. Procure evitá-los:
 
1.    «Sou bem pago, esta é uma boa-oportunidade e devia estar feliz.»
2.    «O mercado de trabalho é demasiado competitivo para arriscar sair.»
3.    «Algo ou alguém precisa de mim.»
4.    «Não sei como pagar as contas, por isso é melhor continuar.»
5.    «Só preciso de estar mais atento.»

TopoIr para lista

01_27_hr_resources_sapo