Domingo, 29 de Marco de 2020

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
PARA ONDE VAI O DINHEIRO DO ESTADO? CONHEÇA AQUI AS CONTAS
2020-03-03
NOTÍCIAS AO MINUTO
12:00 - 03/03/20
por Notícias ao Minuto 
 
O Estado gasta mais dinheiro em educação, em serviços de defesa ou culturais? E esse valor é maior ou menor quando comparado com a UE? O Eurostat fez as contas, conheça-as aqui.
 
O gabinete de estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou, esta terça-feira, as contas de cada Estado-membro por categoria, o que permite conhecer o destino do dinheiro de cada país. Em Portugal a principal despesa é a proteção social, seguida pelos serviços públicos gerais e, em terceiro lugar, pela saúde.
 
A categoria da proteção social, sublinhe-se, representa 17,1% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados do Eurostat.
 
Ora, dentro desta secção, o principal destino do dinheiro é para pagar reformas (11,5% do PIB), seguindo-se as pensões de sobrevivência (1,7% do PIB) e os subsídios por doença ou invalidez (1,4% do PIB).
 
Depois, dentro da segunda categoria - a dos serviços públicos gerais (7,4% do PIB) - destacam-se os gastos em transações e dívida pública, que representam 3,5% do PIB.
 
Relativamente à terceira categoria onde o Estado mais gasta dinheiro, a da saúde (6,3% do PIB), salientam-se os serviços hospitalares, cuja despesa ascende a 3,4% do PIB.
 
 
E em que setores gasta menos dinheiro?
 
Do lado oposto, os dados da agência do Eurostat demonstram que os setores da habitação, da proteção ambiental e cultural são os que recebem as menores fatias de dinheiro do Estado, em função da riqueza gerada no país.
 
 
E na UE?
 
Olhando agora para os 27 países da UE, a proteção social é também a área onde os governos mais gastam dinheiro (19,2% do PIB), seguindo-se o setor da saúde (7% do PIB) e só depois, em terceiro lugar, o dos serviços públicos gerais (6% do PIB), de acordo com o mesmo relatório.

TopoIr para lista

03_03_noticiasaominuto
 
Fotografia: © iStock