Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

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CGD: COMISSÃO DE PROCESSAMENTO DA PRESTAÇÃO DA CASA SOBE ESTE MÊS
2020-03-05
CONTAS POUPANÇA
Escrito por Pedro Andersson em 5 Março, 2020
 

Os vários bancos (e a CGD também) estão a aumentar as comissões para níveis preocupantes do ponto de vista do consumidor. Naturalmente que para os bancos estes aumentos são essenciais para conseguirem manter os seus serviços com uma qualidade aceitável.
 
 
Há sempre os dois lados da moeda. Mas quem decide, em última instância, onde está o nosso dinheiro somos nós. Se há concorrência, há escolha. E quero deixar a nota, para não parecer que tenho alguma coisa contra qualquer banco, que foi a CGD que me fez a melhor proposta de crédito à habitação em 2007 e até agora ninguém me apresentou melhor. Mas isso não quer dizer que concorde com o aumento de taxas e comissões que não compreendo.
 
Tem aqui a prova do que vai acontecer. No meu homebanking da Caixa está claro como água. Em Abril já vou pagar o aumento.
 
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A comissão de processamento de prestação não faz sentido
 
No fundo, o banco obriga-me a pagar para ele ir à minha conta buscar o dinheiro para se pagar. Quem inventou isto é um génio. E, apesar de não fazer sentido, esta comissão vai aumentar este mês na CGD. A partir de 25 de Março, vai passar de 2,50 € + 4% de imposto de selo, para 2,75 € + 4% de imposto de selo.
 
Feitas as contas passa de 2,60 € para 2,86 € por mês. Ao fim de um ano, este encargo representa 34,32 euros. Ou seja, para algumas famílias é o equivalente a uma fatura do gás ou da água. Ainda é dinheiro. É assim que o dinheiro “desaparece” da nossa conta. E é tudo legal.
 
Portanto ficam avisados de mais este aumento (não é surpresa nenhuma, está anunciado no preçário do banco desde Outubro do ano passado).
 
 
A comissão do processamento de prestação tem os dias contados
 
Pelo menos é a nossa esperança enquanto clientes bancários. O Parlamento aprovou em Fevereiro o fim desta comissão despropositada. Tem aqui o artigo com os detalhes dos projetos de lei que vão agora ser trabalhados em detalhe para depois ser outra vez votada e promulgada.
 
Até lá temos de pagar e calar. Repito que a CGD está a fazer estes aumentos de acordo com o que está previsto na lei. Avisa com 60 dias de antecedência e aumenta. O que quiser. Só isto.
 
Espero que o Parlamento não volte atrás. Enquanto consumidores agradecemos pagar apenas por serviços efetivamente prestados.


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