NOTÍCIAS DE IMPRENSA
RUI RIO E A ILUSÃO DOS LUCROS AVULTADOS
2020-04-13
JORNAL DE NEGÓCIOS
Ulisses Pereira
13 de abril de 2020 às 10:15
É verdade que irá haver um disparar do crédito concedido, com benefício para os bancos, mas irá também explodir o malparado.
Rui Rio tem tido um comportamento exemplar no que toca ao apoio governativo e à unidade nacional neste período de pandemia em que se espera que todos remem para o mesmo lado. Mas as suas declarações sobre a banca portuguesa revelam, uma vez mais, que a generalidade dos políticos portugueses percebe muito pouco de mercado de capitais e do que eles sinalizam, o que vindo de um excelente economista como Rui Rio custa-me a aceitar.
Quando será que os políticos portugueses se lembram de olhar para a Bolsa portuguesa e interpretar os seus sinais? Rui Rio não conseguiu, por exemplo, olhar para o gráfico do BCP e perceber que a acção está em mínimos históricos. Isso significa que os investidores estão entusiasmados com os "lucros avultados" de que Rui Rio fala ou, pelo contrário, estão extremamente preocupados com o que aí vem?
O povo português aplaudiu a intervenção de Rui Rio. Até, os espanhóis do Podemos elogiaram o discurso. Mas, na verdade, a ilusão de lucros de milhões fazem deste um discurso demagógico. Algo que, em bom rigor, Rui Rio não costuma ser. Mas em tempos de vírus cedeu à tentação.
Fontes: https://live.euronext.com/pt/
Ulisses Pereira não detém qualquer dos ativos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui,onde também pode ser consultada a lista com as anteriores análises de Ulisses Pereira.
Artigo em conformidade com o antigo Acordo Ortográfico

