Domingo, 07 de Junho de 2020

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
RUI RIO E A ILUSÃO DOS LUCROS AVULTADOS
2020-04-13
JORNAL DE NEGÓCIOS
Ulisses Pereira
13 de abril de 2020 às 10:15
 

É verdade que irá haver um disparar do crédito concedido, com benefício para os bancos, mas irá também explodir o malparado.

Rui Rio tem tido um comportamento exemplar no que toca ao apoio governativo e à unidade nacional neste período de pandemia em que se espera que todos remem para o mesmo lado. Mas as suas declarações sobre a banca portuguesa revelam, uma vez mais, que a generalidade dos políticos portugueses percebe muito pouco de mercado de capitais e do que eles sinalizam, o que vindo de um excelente economista como Rui Rio custa-me a aceitar.
 
O líder do PSD afirmou que "se banca apresentar lucros avultados em 2020 e 2021, isso será uma vergonha e ingratidão para com os portugueses". Mas em que país ou em que mundo vive Rui Rio? O grande objectivo da banca para este ano será conseguir ter resultados positivos, tal a dificuldade que terá em o conseguir. É verdade que irá haver um disparar do crédito concedido, com benefício para os bancos, mas não tenho qualquer dúvida que irá também explodir o crédito malparado, essa "besta negra" da banca portuguesa. Basta olhar para as previsões das várias casas internacionais para os resultados da banca para este ano…

Quando será que os políticos portugueses se lembram de olhar para a Bolsa portuguesa e interpretar os seus sinais? Rui Rio não conseguiu, por exemplo, olhar para o gráfico do BCP e perceber que a acção está em mínimos históricos. Isso significa que os investidores estão entusiasmados com os "lucros avultados" de que Rui Rio fala ou, pelo contrário, estão extremamente preocupados com o que aí vem?

O povo português aplaudiu a intervenção de Rui Rio. Até, os espanhóis do Podemos elogiaram o discurso. Mas, na verdade, a ilusão de lucros de milhões fazem deste um discurso demagógico. Algo que, em bom rigor, Rui Rio não costuma ser. Mas em tempos de vírus cedeu à tentação.
 
04_13_jnegocios_s
 
 
 
Artigo escrito em 09/04/20 às 22h15
Fontes: https://live.euronext.com/pt/


Ulisses Pereira não detém qualquer dos ativos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui,onde também pode ser consultada a lista com as anteriores análises de Ulisses Pereira.

Artigo em conformidade com o antigo Acordo Ortográfico

TopoIr para lista