Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
STIGLITZ: AGÊNCIAS DE "RATING" "ACTUAM DE FORMA POLÍTICA E IRRESPONSÁVEL"
2012-01-18
NEGÓCIOS ONLINE

18 Janeiro 2012 | 14:45
Rita Faria - afaria@negocios.pt
 

Nobel da Economia criticou as agências de "rating" que, na sua opinião, já falharam desastrosamente e só querem mostrar que são "duras".

“É surpreendente que as pessoas levem as agências de ‘rating’ muito a sério”, afirmou Joseph Stiglitz, Nobel da Economia de 2001, à margem do Congresso da APED. “O que elas têm feito recentemente é uma tentativa de recuperar o seu “status”, porque já falharam desastrosamente. Estão a tentar mostrar que são duras”.
 

Para o Nobel da Economia, que esteve hoje de passagem por Lisboa, as agências têm actuado “de forma política e irresponsável, e obviamente estas descidas têm consequências políticas”.

“São companhias privadas, e isso ficou muito claro na crise. Vendem serviços de ‘rating’ e ganham muito dinheiro”, afirmou Stiglitz.
 

Para o economista “reflectem a visão dominante dos mercados financeiros que não são muito bons a entender a Economia”.
 

Apesar de condenar a decisão da Standard & Poor’s, que cortou o “rating” de nove países europeus na passada sexta-feira, defendeu que “a S&P estava correcta em dizer que a austeridade é má para o crescimento, e que isso é mau para a Europa”.

TopoIr para lista

stiglitz.jpg