Domingo, 18 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
STIGLITZ - PLANO DA TROIKA "NÃO ESTÁ A FUNCIONAR" NA EUROPA
2012-07-12
ECONÓMICO

Económico com Lusa
12/07/12 14:14

 

O plano da 'troika' para a resolução da crise na zona euro "não está a funcionar", considera o Nobel da Economia Joseph Stiglitz.

O plano da 'troika' para a resolução da crise económica da zona euro "não está a funcionar", considerou hoje à Lusa o Nobel da Economia Joseph Stiglitz, considerando que a "austeridade está a enfraquecer a economia" europeia.

"Está claro que o esquema que a 'troika' [composta pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia] está a aplicar na Europa, baseado na austeridade, não está a funcionar. A austeridade está a enfraquecer a economia e isso está a conduzir a um ciclo vicioso recessivo", disse o economista norte-americano.

O Nobel da Economia em 2001 proferiu hoje, em Maputo, uma palestra intitulada "O Boom dos Recursos Naturais em Moçambique: Como Evitar a Maldição dos Recursos".

Falando à Lusa, Joseph Stiglitz acrescentou que é "necessário que os países europeus compreendam que a austeridade não trará de volta a prosperidade".

Joseph Stiglitz, norte-americano de 69 anos, foi conselheiro para a área da economia dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama e desempenhou funções de economista-chefe do Banco Mundial, para além de uma carreira docente em diversas universidades dos EUA.

TopoIr para lista