Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
CGD DESCONHECE BANCO DE FOMENTO
2012-10-31
ECONÓMICO

Maria Teixeira Alves
31/10/12 00:05


No debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado, Pedro Passos Coelho anunciou, em resposta a um deputado, que “o Governo deu instruções à CGD para preparar uma medida que vise a criação de uma instituição financeira especializada em processos de investimento e desenvolvimento”.


Essa notícia terá apanhado de surpresa a administração da Caixa Geral de Depósitos, que confessou a fontes do mercado não ter recebido qualquer instrução do Governo para a criação de um banco de fomento à economia.

Há rumores, não confirmados, que o Governo pensou em transformar o Caixa BI num banco de apoio ao investimento e desenvolvimento. O primeiro ministro não adiantou em que moldes será criado o banco de fomento, que tem sido defendido por vários quadrantes, sobretudo no cenário de a CGD vir a ser privatizada. "Não me quero comprometer se será uma instituição apenas de capitais públicos ou de capitais mistos", afirmou Passos Coelho, deixando esses detalhes para serem acertados no futuro.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, anunciou, há duas semanas, que o Governo se preparava para criar um banco de fomento para "melhorar o financiamento à economia e às empresas", e que esse banco seria financiado com fundos estruturais e do Banco Europeu de Investimento (BEI).
 

TopoIr para lista

passos_coelho_out2012.jpg

Passos deu instruções à CGD para preparar a criação de uma instituição financeira especializada em processos de investimento e desenvolvimento.