Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
GOVERNO AVALIA NOVO PAPEL DA CAIXA NO APOIO ÀS EMPRESAS
2013-04-22
ECONÓMICO

Marta Moitinho Oliveira e Lígia Simões
22/04/13 00:06



Conselho de Ministros de amanhã discute estratégia para pôr a economia a crescer. O plano tem medidas para 2013 a 2020 e ficará aberto à discussão.

O Conselho de Ministros de amanhã vai discutir uma "estratégia de crescimento e fomento industrial" que atribui à Caixa Geral de Depósitos um novo papel no financiamento às empresas. A proposta em discussão prevê a criação de uma agencia financeira que comece por usar os balcões do banco público para fazer chegar os fundos comunitários às pequenas e medias empresas e um papel mais interventivo do accionista Estado que leve à adopção por parte do da caixa de praticas comerciais que reduzam o custo do financiamento, sabe o Diário económico.
 

Para resolver os problemas de financiamento, nomeadamente das pequenas e médias empresas, o Executivo de Passos Coelho avançou com a ideia de lançar um banco de fomento, um anúncio que serviu "mais de bicho papão do que de uma ameaça real", disse ao Diário Económico fonte do Executivo. Além disso, a mesma fonte garantiu até que o objectivo nunca seria criar o banco antes de cinco a seis anos, pois tem de ser criado de raiz exigindo uma estrutura física (balcões) e autorizações europeias. A ideia não foi bem recebida junto dos banqueiros e, dentro do Ministério das Finanças acabou por evoluir para uma agência.

TopoIr para lista