Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
ÁLVARO NASCIMENTO CONFIRMADO “CHAIRMAN” E JOSÉ DE MATOS CEO DA CGD
2013-07-09
NEGÓCIOS ONLINE

09 Julho 2013, 18:4
por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt


A composição dos membros dos órgãos sociais da CGD foi finalmente aprovada, confirmando Álvaro Nascimento como “chairman” do banco Estatal e José de Matos como presidente executivo.

A Caixa Geral de Depósitos anunciou qual a composição dos seus órgãos sociais. Assim, tal como já era conhecido, Álvaro Nascimento, que já era administrador do banco, passa a “chairman” com a saída de Fernando Faria de Oliveira, e José de Matos mantém-se na presidência executiva do banco estatal, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O conselho de administração da Caixa é composto por 14 membros, sete dos quais compõem o conselho executivo.

Assim, entram Ana Cristina Leal, Maria João Carioca e Jorge Telmo Cardoso. Percursos ligados à banca comercial, ao Banco de Portugal ou ao sector financeiro definem os administradores executivos da Caixa. Da entidade de supervisão vêm José de Matos, que mantém a presidência executiva, e Ana Cristina Leal, uma das novas gestoras. Maria João Carioca, que foi consultora de banca na McKinsey, vem da SIBS Pagamentos. Por seu turno, Jorge Telmo Freira Cardoso era o CEO do CaixaBI.

Desde o início de Maio que o Governo estava a tentar fechar a equipa de gestão da Caixa. No entanto, o facto de diversos gestores contactados terem recusado o convite foi ditando o adiamento da nomeação do novo conselho, que devia ter ocorrido na assembleia-geral anual da CGD, que ocorreu a 31 de Maio.

Foram vários os nomes que circularam na imprensa que deveriam assumir cargos na CGD, mas muitos não se confirmaram. Pedro Reis, presidente da AICEP, recusou mesmo o convite que lhe foi feito para administrador não executivo da CGD depois dos outros bancos, através da Associação Portuguesa de Bancos, não se terem pronunciado.
 

TopoIr para lista

cgd_gestao_2013.jpg