Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
RESPONSABILIDADES DO ESTADO COM O BPN PODEM CHEGAR AOS 816 MILHÕES
2013-07-17
PÚBLICO

Cristina Ferreira
17/07/2013 - 07:40

Relatório de consultora mostra que o Estado ainda pode desembolsar muitos milhões de euros relacionados com o banco privatizado

As responsabilidades do Estado derivadas da execução do contrato celebrado com o BIC para a venda do BPN podem chegar até aos 816 milhões de euros. O valor consta de um relatório da Roland Berger pedido pela actual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque – na altura, secretária de Estado do Tesouro e Finanças e que tinha responsabilidades na condução da privatização do BPN.

A 12 de Novembro de 2011, a consultora alemã enviou um email para o Ministério das Finanças onde revela que a estimativa do montante geral de contingências associadas ao contrato de execução da privatização do BPN oscilava entre 816 milhões de euros e 789 milhões de euros. Estava-se a um mês de ser assumido o primeiro acordo para a venda do BPN que seria formalizado em Março de 2012.

O contacto da Roland Berger surgiu em resposta a um pedido de esclarecimento da própria Maria Luis Albuquerque. Nessa altura, a CGD (que geria o BPN) e as Finanças tinham na sua posse dados que indicavam que em Setembro de 2011 só os litígios judiciais já somavam 311 milhões de euros.

 

TopoIr para lista

bpn.jpg

BPN continua a criar buracos nas contas públicas