Económico com Lusa
28/10/13 19:21
O objectivo é promover a cooperação para o desenvolvimento de uma instituição financeira de apoio às empresas portuguesas.
O Governo anunciou hoje a assinatura de um acordo com o banco de fomento alemão KfW, que tem como objectivo promover a cooperação para o desenvolvimento de uma instituição financeira de apoio às empresas portuguesas.
Em comunicado, o Governo refere que o propósito do protocolo "é promover e formalizar a cooperação entre as partes para o KfW aconselhar o Governo português no desenvolvimento de uma instituição financeira especializada com mecanismos de financiamento destinados a apoiar as empresas, nomeadamente as PME, e assim estimular as oportunidades de crescimento e o emprego".
"O KfW está ainda disposto, junto do Governo alemão, a abordar as possibilidades de financiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas através desta instituição financeira especializada", acrescentou o documento do Executivo.
A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o ministro da Economia, António Pires de Lima, reuniram-se com o presidente executivo do KfW Group, Ulrich Schroeder, tendo-se seguido a formalização do protocolo de cooperação entre os dois lados.
Em maio, o então ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou que o KfW, terceiro maior banco alemão, estaria a estudar a possibilidade de dar linhas de crédito ou participar no capital das PME portuguesas.
Na sequência de um encontro com o seu homólogo alemão para discutirem a aplicação do programa de ajustamento português, Vítor Gaspar afirmou que o KfW já estaria a dar apoio na criação do chamado 'banco do fomento' (ou instituição financeira de desenvolvimento para o Governo).
"Podemos beneficiar da colaboração alemã, em particular do banco de desenvolvimento alemão, que se chama KfW, que estará disponível para explorar a possibilidade de estender linhas de crédito a Portugal ou participar no capital das PME de formas intermediadas indirectamente por instituições portuguesas", afirmou Vítor Gaspar no encontro, que decorreu no Ministério das Finanças da Alemanha, em Berlim.

