Sábado, 17 de Novembro de 2018

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
FARIA DE OLIVEIRA ACREDITA QUE O SECTOR BANCÁRIO VAI VOLTAR A UM CICLO DE RENTABILIDADE
2013-11-14
JORNAL DE NEGÓCIOS

Por Maria João Gago - Jornal de Negócios

O presidente da APB espera “que o problema da rentabilidade esteja claramente” resolvido a partir de 2015. Já Ricardo Salgado considera “muito provável” que o BES inverta a tendência de prejuízos no próximo ano.

Faria de Oliveira acredita que o sector bancário vai voltar a um ciclo de rentabilidade. "A previsão inicial foi de que 2011 a 2015 seriam anos de fortíssima pressão sobre a rentabilidade. Agora espero que a partir de 2015 o problema da rentabilidade esteja claramente" resolvido, afirmou a presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) durante o congresso da APDC que se realiza esta quinta-feira, 14 de Novembro.

Já o líder do BES acredita que "é muito provável que em 2014 [o seu banco] mostre tendência de inversão dos prejuízos”, algo que “vai depender da capacidade de recuperação da economia”, salientou.

Ricardo Salgado justificou as perdas do BES com "o ciclo normal de evolução de uma crise".

O BES registou prejuízos de 381 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, num período em que apenas o BPI conseguiu escapar-se às perdas. A CGD terminou o mesmo período com um resultado negativo de 277,8 milhões, o BCP fechou os primeiros nove meses do ano com um prejuízo de 597,3 milhões e o Banif com -243,5 milhões de euros.

A banca tem sido afectada pelas imparidades e provisões de crédito malparado que tem reflectido nos seus resultados.

TopoIr para lista

faria_de_oliveira_negocios.jpg