Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
FINANÇAS ESCOLHEM VENDER CAIXA SEGUROS A CHINESES
2014-01-09
EXPRESSO

Isabel Vicente e Pedro Santos Guerreiro
13:28 Quinta feira, 9 de janeiro de 2014


Chineses da Fosun serão os novos donos da Caixa Seguros se o Conselho de Ministros seguir a escolha do Ministério das Finanças.

O Ministério das Finanças já escolheu o vencedor da privatização da Caixa Seguros, sabe o Expresso. Se o Conselho de Ministros validar a proposta da equipa de Maria Luis Albuquerque, a Fosun é a nova dona de marcas como a Fidelidade.
 

A decisão será apreciada na reunião de hoje dos ministros que terão em cima da mesa a proposta do Ministério das Finanças. Tendo em conta o que aconteceu em privatizações anteriores, essa proposta deverá ser validada. Nesse caso, será a terceira privatização recente a ser entregue a investidores chineses, depois da venda de capital da EDP à China Three Gorges e da REN à State Grid.

Segundo apurou o Expresso, os assessores do Ministério das Finanças para esta operação estão no edifício do Conselho de Ministros de forma a poderem tirar alguma dúvida caso seja necessário.

Este dossiê está na agenda de hoje mas a decisão final poderá ser adiada para a próxima reunião, no dia 16. Isto porque hoje será também discutido o tema da Contribuição Extraordinária de Solidariedade.
 

A proposta da Fosun é a mais elevada, pois inclui a compra da Caixa Poupança, que tem na sua carteira de ativos títulos de dívida pública portuguesa. Essa diferença fez com que a administração da Caixa tenha também preferido a proposta chinesa. O banco público privilegiou desde o início o interesse por uma proposta global.

Além da proposta apresentada pela Fosun International Limited - acionista de três companhias de seguros, entre as quais a PeakRe, de Hong Kong, na qual detêm 85% do capital -, está em cima da mesa uma proposta dos norte-americanos da Apollo Management International. Estes excluem comprar a Caixa Poupança.

A Caixa Seguros, que engloba as seguradoras Fidelidade, Multicare e Cares, é líder em Portugal com uma quota de mercado a rondar os 30%.
 

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/financas-escolhem-vender-caixa-seguros-a-chineses=f849688#ixzz2puVDRVm2

 
TopoIr para lista

maria_luis_albuquerque.jpg


Escolha de Maria Luís Albuquerque está feita e compete agora ao Conselho de Ministros a decisão final.

Fotografia: Tiago Monteiro