Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
BCE APROVA NOVA ADMINISTRAÇÃO DA CAIXA MAS SÓ COM 11 ADMINISTRADORES
2016-08-13
ECONÓMICO

13 Ago 2016

Os novos administradores tomam posse a 24 de Agosto, diz o Público. António Domingues foi aprovado pelo BCE e toda a Comissão Executiva passou no crivo do regulador europeu. Mas dos não executivos oito foram chumbados.

BCE dá luz verde a nomes da CGD, mas chumba poderes do novo presidente, noticia hoje o jornal Público.
O regulador europeu aceitou a nova administração da CGD, mas impõe alterações à proposta de governação e a redução do número de lugares, para 11. António Domingues não vai poder acumular cargo de presidente do conselho de administração e de presidente executivo. 

António Domingues entra já mas depois o Estado tem seis meses para escolher um Chairman, uma vez que o presidente executivo não poderá ser também presidente do conselho de administração.

Segundo o jornal o Banco Central Europeu deu na sexta-feira à tarde autorização aos novos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Mas a decisão do BCE inclui imposições que foram aceites pelo Governo. António Domingues não pode acumular o cargo de presidente do conselho de administração (chairman) e presidente executivo (CEO) e o número de administradores tem de cair para 11, em vez dos 19 propostos. 

Em vez dos 12 propostos (e dois deles, Leonor Beleza e Rui Vilar como vice-presidentes sem funções executivas), a CGD só poderá ter mais quatro membros não-executivos e os três membros do conselho fiscal, que têm lugar no conselho de administração por inerência. O Público não avança com o nome dos oito administradores da lista que nunca foi confirmada oficialmente. Mas fontes ligadas ao processo dizem ao Económico que caíram os nomes dos que acumulavam a função com a de executivos em empresas clientes da CGD. O que não é de estranhar. Pois o BCE dificilmente aceitaria um "board" com potenciais conflitos de interesse.

Os administradores executivos já terão sido aprovados pelo BCE. A partir de dia 24 de Agosto, Emídio Pinheiro, João Tudela Martins, Pedro Leitão, Tiago Marques, Henrique Cabral Menezes e Paulo da Silva serão os novos administradores executivos da Caixa.

TopoIr para lista

antoniodomingues_bpi_13ago