Domingo, 22 de Outubro de 2017

CONTACTOS

STEC
NOTÍCIAS DE IMPRENSA
EQUIPA DE PAULO MACEDO PARA A CAIXA JÁ ESTÁ NO BCE
2016-12-19
NEGÓCIOS ONLINE

por Marta Moitinho Oliveira, Maria João Gago
(notícia actualizada às 19:08)

 A CGD já enviou os nomes que Paulo Macedo quer na sua equipa para o Banco de Portugal, confirmou o Negócios. Este é o primeiro passo para que o BCE possa autorizar a nova administração da Caixa. Nomes dos não executivos só seguem mais tarde.

A lista de gestores que Paulo Macedo quer levar consigo para a Caixa Geral de Depósitos já foi entregue no Banco de Portugal. O envio, feito pela própria instituição, dá início ao processo de autorização da nova equipa de gestão junto do Banco Central Europeu, uma vez que os procedimentos a realizar em Lisboa já são feitos no quadro do Mecanismo Único de Supervisão, confirmou o Negócios.

 

Em causa está uma equipa de sete elementos, incluindo o próprio Paulo Macedo. O supervisor europeu tem de avaliar a idoneidade e adequação individual e colectiva de todos os gestores, apesar de a lista integrar um dos membros executivos do conselho liderado por António Domingues. A escolha recaiu sobre João Tudela Martins, responsável pelo pelouro do risco, área em que a avaliação do BCE é particularmente exigente.

 

Além de Macedo e Tudela Martins, a equipa do futuro presidente da CGD inclui José João Guilherme, antigo administrador do BCP e do Novo Banco; Maria João Carioca, que esteve na gestão da Caixa liderada por José de Matos; Francisco Cary, ainda administrador do Novo Banco; Nuno Martins, que esteve no Barclays e no Citigroup e que é adjunto do secretário de Estado do Tesouro e Finanças; e José Brito, director central do banco do Estado.

 

Antes de a CGD ter enviado a lista de gestores executivos para o Banco de Portugal, os nomes foram avaliados pela comissão de nomeação, avaliação e remuneração da instituição, órgão que é presidido por Pedro Norton, integrando ainda Rui Vilar e Luís Baptista Branco.


Para já, a Caixa terá entregue apenas os nomes dos candidatos a administradores executivos, deixando para um momento posterior o pedido de avaliação da equipa de não executivos que, segundo apurou o Negócios, ainda está a ser constituída.

TopoIr para lista

negocios_19dez

Fotografia: Miguel Baltazar/Negócios