Domingo, 17 de Dezembro de 2017

CONTACTOS

STEC
HORAS LIVRES
PASSEIO FOTOGRÁFICO AO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
2014-12-09

Dia 31 de Outubro partimos para mais um magnífico passeio fotográfico, numa das áreas naturais mais imponentes de Portugal, o Parque Natural de Montesinho, com uma escapadela a Puebla de Sanábria, município de Zamora. Este passeio marcado por participantes de várias faixas etárias e com as cores de Outono como pano de fundo, foi marcado pelo convívio entre todos os participantes, o prazer de conhecer gentes e locais diferentes, assim como, o gosto pela tradição gastronomia transmontana.

montesinho_1

A qualidade do material fotográfico de cada um nunca foi o mais importante, nem tão pouco o grau de conhecimentos fotográficos, pois desde o telemóvel até à máquina fotográfica com tripé montado, tudo serviu para se trazer uma boa recordação.

O ponto de encontro foi no local de alojamento de Turismo Rural em Gimonde, onde todos chegamos nessa sexta-feira com a esperança de se avizinhar um fim de semana que não fosse regado a chuva e, até nesse aspeto, a sorte nos sorriu.

Sábado de manhã iniciamos o nosso percurso sempre com a boa disposição do nosso lado, onde, entre breves paragens para apreciação da paisagem durante o caminho e outras paragens mais longas de visita a aldeias como Rio de Onor, Montesinho e Puebla de Sanábria conseguimos apreciar plenamente este recanto no norte de Portugal escapando até terras de “nuestros hermanos”. Este passeio de Sábado foi acompanhado por um verdadeiro repasto reconfortante ao almoço, repleto de iguarias onde não faltou o maravilhoso fumeiro, o tradicional javali e um pudim de castanhas aguçando já o apetite e dando um “cheirinho” do outunal S. Martinho.

montesinho_3
Após o jantar, que decorreu no restaurante do alojamento de turismo rural, tivemos oportunidade de, numa amena cavaqueira, partilhar algumas das fotografias tiradas onde belíssimas paisagens de fundo se contrapunham com verdadeiros artistas posando em primeiro plano.

montesinho_2
Na manhã de domingo percorremos e visitamos mais algumas aldeias existentes dentro do Parque Natural de Montesinho e paramos numa lindíssima praia fluvial onde, até tivemos oportunidade de presenciar algumas “acrobacias” dos mais aventureiros.

Demos por terminado o nosso passeio depois de almoço em Vinhais, onde ficou a promessa e vontade de mais um passeio para breve, com a esperança que, da próxima mais participantes nos acompanhem.

Esperamos por todos (e mais alguns) na próxima iniciativa, que será, preferencialmente rodeada pelas cores primaveris.

TopoIr para lista