Domingo, 17 de Dezembro de 2017

CONTACTOS

STEC
HORAS LIVRES
POR TERRAS DE IDANHA-A-NOVA
2016-12-02

Partimos para mais um passeio fotográfico, escolhendo, desta vez, por pano de fundo o municipio de Idanha-a-Nova no distrito de Castelo Branco. O ponto de encontro foi no passado dia 4 de Novembro onde os 33 participantes foram chegando conforme a distância e disponibilidade de cada um permitia. As diferentes idades e proveniência geográfica de todos contribuiram para o convívio estimulado pelo interesse na cultura, tradição e gastronomia desta zona.


idanha_01
Sábado de manhã dia 5 de Novembro, demos início ao nosso percurso em direção à belíssima vila de Penha Garcia, onde tivemos o prazer de ter uma visita guiada por quem conhece bem os recantos dos icnofósseis que ali se podem verificar. Foi um passeio pedestre, denominado a rota dos fósseis, que ocupou a manhã e onde nem mesmo a chuva conseguiu travar a curiosidade deste grupo fascinado pela história e paisagem deste local.

idanha_02

idanha_03
idanha_04
Após o almoço seguimos para Idanha-a-Velha onde constatamos que, apesar de se tratar de um local pitoresco e histórico, a desertificação habitacional é um facto. A meio da tarde tinhamos à nossa espera no Posto de Turismo de Idanha-a-Nova uma demonstração da construção do instrumento musical típico desta zona que é o adufe, assim como, uma explicação desde o seu surgimento até aos dias de hoje. É importante reforçar que nesta construção de adufe participaram alguns dos nossos colegas mais corajosos.

idanha_05
O jantar foi servido em Idanha-a-Nova num restaurante onde os produtos locais não faltaram, incluindo licores de fabrico próprio. A maior surpresa deste jantar para todos os participantes foi o facto de termos tido o prazer de ser presenteados pela actuação de um grupo de adufeiras local com o total de 13 artistas vestidas a rigor e com uma simpatia extrema.

idanha_06
Na manhã de domingo seguimos em caravana em direcção a Monsanto mas com uma paragem na Senhora do Almurtão. Tanto os que conheciam como os que não conheciam ficaram maravilhados com esta visita à aldeia de Monsanto, a aldeia histórica de Portugal . Lá percorremos todos os cantos subindo até ao Castelo. O almoço foi também neste local num restaurante onde a vista era efectivamente de tirar a respiração


idanha_07
Demos por terminado o nosso passeio após o almoço, onde ainda prevalecia a boa disposição e a vontade de voltar. Ficou a promessa de mais um passeio para breve, com a esperança que, como sempre, o convívio e boa disposição continuem a ser a característica mais importante e predominante nestes passeios.


Esperamos por todos (e mais alguns) na próxima iniciativa, que será, preferencialmente rodeada por cores primaveris.

 
 
 
TopoIr para lista

idanha_00_thumb