Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017

CONTACTOS

STEC
HORAS LIVRES
PASSEIO FOTOGRÁFICO AO BAIXO ALENTEJO
2017-05-15

Como estava previsto, decorreu, nos dias 6 e 7 de Maio, um passeio fotográfico no Baixo Alentejo, que contou com 26 participantes, sócios do STEC e familiares.

alentejo_01
alentejo_02
Tendo por base a cidade de Serpa, onde ficámos alojados, partimos á descoberta do património histórico desta região, por entre paisagens de olivais, searas e campos floridos. Em Mértola viajámos na “máquina do tempo” e fomos sabiamente transportados para o período islâmico, passeando por ruas, templos, cemitérios e outros espaços que nos questionam e nos fazem perceber o porquê de tantas coisas.


alentejo_03
No caminho, constatámos que as Minas de São Domingos, são hoje apenas memória de tempos em que os Ingleses ali se instalaram à procura do minério, que fez daquele lugar um espaço de vida e trabalho para tanta gente.

alentejo_04
Em Pias, aprendemos muitas coisas sobre o vinho e a vinha e saboreámos o que de bom se faz no Alentejo.

Por Serpa passeámos e fomos presenteados com um belo concerto de flamenco. Fomos ao Castelo e deixamo-nos perder pelas ruas estreitas, até às oliveiras milenares.


alentejo_05
Na visita guiada ao Museu do Relógio, ficámos a saber mais sobre as origens e desenvolvimento desta arte, com milhares de exemplares ali expostos.

alentejo_06


E as flores!... Essas ficaram para o último dia e, antes do almoço de domingo, deambulámos pelos campos onde as papoilas se impõem no meio de searas e olivais a perder de vista. E cada um fotografou, com o que tinha à mão, uma paisagem fantástica em vias de desaparecimento, porque, por ali, o olival intensivo vai tomando conta de tudo.

alentejo_07
Alentejo é terra de migas e carne do alguidar, sopa de cação e carne de porco preto, enchidos e cozido de grão, queijo de Serpa e pão alentejano. Pois foi isso tudo e muito mais que nos deliciou neste (também) passeio gastronómico.


Em suma: foram dois dias muito bem passados, num ambiente de franca camaradagem.

Prometemos voltar!

 
 
 
TopoIr para lista