• A greve das trabalhadoras têxteis de Nova Iorque em 1857 que reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de 16 horas diárias, o aumento dos salários e condições de trabalho dignas, surge como a referência histórica mais antiga, associada ao dia 8 de Março.

  • Mas, foi em 1910 na II Conferência Internacional das Mulheres, em Copenhaga, que, por proposta da alemã Clara Zetkin, se fixou o 8 de Março como dia de luta internacional, pela conquista de direitos cívicos, políticos, sociais e económicos.

  • Realizado pela primeira vez a 19 de Março 1911, o Dia Internacional da Mulher mobilizou mais de 1 milhão de mulheres em diversas cidades da Europa e EUA e nunca mais deixou de ser assinalado como jornada de luta pela igualdade de direitos.

  • A ONU fixou 1975 como Ano Internacional da Mulher.

  • A Constituição da República Portuguesa de 1976, consagrou a igualdade entre mulheres e homens em todos os domínios da vida, explicitou os direitos das mulheres e, igualmente, as responsabilidades do Estado na eliminação das discriminações e na promoção da igualdade em todas as esferas da vida.

  • Em 1977, a Assembleia Geral da ONU consagrou o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

  • Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres. Este documento é bastante explícito no seu objetivo de atingir a igualdade de género entre homens e mulheres

  • 4.ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, da qual resultou a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim, que definiu as 12 áreas de ação mais importantes para esta luta e que foi assinado por 189 países.

8 de Março!
Um dia de todas as lutas! Uma luta de todos os dias!

Anterior
Proxima
igualdade

IGUALDADE, UMA LUTA DE TODOS OS DIAS!


TEMOS DIREITO:

À organização do trabalho em condições socialmente dignificantes,
de forma a facultar a realização pessoal e a permitir a conciliação da atividade profissional com a vida familiar. (art. 59º da CRP)



A pandemia trouxe novas ameaças à igualdade de género e à independência económica das mulheres. É hora de assumir políticas que valorizem o papel das mulheres no trabalho e na sociedade!