stec_logo
Sábado, 2 de Julho, 2022

NOtÍCIAS DE IMPRENSA

05_30_executivedigest
DBRS Morningstar altera tendência do rating da Caixa de “Negativa” para “Positiva”
EXECUTIVE DIGEST

Por Mariana da Silva Godinho

18:39, 30 Mai 2022

 

 

A DBRS Morningstar confirmou esta segunda-feira o rating de longo prazo de BBB, o rating de curto prazo de R-2 e o rating dos depósitos de longo e curto prazo em BBB e R-1, respetivamente, para a Caixa Geral de Depósitos.

 

Em termos de tendência, houve uma revisão para os ratings de longo prazo de “Negativa” para “Positiva”.

 

Em comunicado às redações, é explicado que esta atualização “teve em conta a posição de liderança da Caixa no mercado em Portugal, o seu sólido financiamento e capital, bem como a resiliência demonstrada durante a pandemia”, pelo que a tendência positiva incorpora, especificamente, “a expectativa da consolidação dos progressos realizados em termos de redução do risco de balanço, bem como a manutenção de um bom controlo de custos”.

 

É ainda provável uma subida do rating se o banco português conseguir manter a posição sólida de capital assim como o atual perfil de risco e um histórico em linha com os resultados recorrentes.

 

Recorde-se que, no início de maio, Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD, revelou que o resultado líquido consolidado foi de 146 milhões de euros, um aumento de 80,5% face ao primeiro trimestre de 2021.

03_17_cartoon_dia-do-pai