stec_logo
Sábado, 14 de Maio, 2022

NOtÍCIAS DE IMPRENSA

03_21_humanresources
Semana de quatro dias ganha cada vez mais terreno na Europa. Veja onde já está a ser implementada
HUMAN RESOURCES
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Por Human Resources

Em 09:40, 21 Mar, 2022

 

 

De Espanha à Bélgica, a ideia da semana de quatro dias está a ganhar ritmo na Europa.

 

O governo belga concordou em dar aos colaboradores a possibilidade de comprimir as 38 horas de trabalho estatutárias do país em quatro dias, desde que seus chefes concordassem.

 

Em Espanha, o governo está a preparar um teste de dois anos que deve começar ainda este ano, no qual até 300 empresas reduzirão as horas de trabalho, mantendo os salários estáveis. O projecto-piloto, co-criado visa convencer a sociedade dos muitos benefícios desta mudança.

 

O Reino Unido está a desenvolver um projecto-piloto que levará 30 empresas britânicas a testarem semanas de trabalho de quatro dias durante seis meses. A Escócia, Irlanda vão também testar a semana de quatro dias.

 

A lista de interessados continua, o primeiro-ministro português António Costa fez da semana de trabalho de quatro dias uma promessa de campanha eleitoral.

 

Já a Islândia estendeu o horário de trabalho reduzido a todos os funcionários públicos depois de teste bem-sucedido, que mostrou que a semana de quatro dias melhorou o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.

 

E não é apenas a Europa, nos Estados Unidos, o congressista democrata Mark Takano apresentou um projecto de lei que reduziria a jornada de trabalho de 40 para 32 horas e ganhou o apoio de 100 progressistas para debatê-lo no plenário da Câmara. Também a Nova Zelândia e o Japão testaram a semana de quatro dias de trabalho.

03_17_cartoon_dia-do-pai