Aproxima-se o 50º aniversário do 25 de abril de 1974, dia da Liberdade, data que marca a libertação do País de uma ditadura e a conquista da Democracia.
Foi com o 25 de abril que o povo conquistou o direito de participação livre na construção de um conjunto vasto de direitos fundamentais, com melhorias em todas as áreas da sociedade: a universalidade do direito de voto, a consagração do princípio da igualdade entre mulheres e homens nos vários domínios da vida, a criação do salário mínimo nacional, o aumento generalizado de salários, a nacionalização da Banca e a criação do Serviço Nacional de Saúde. Estes, são apenas alguns exemplos das conquistas de Abril! Avanços alcançados com intensa luta que devemos comemorar porque “uma vez ganho” nem sempre é sinónimo de “para sempre ganho” e jamais queremos reviver a opressão e as injustiças, intrínsecas a uma ditadura.
Vivemos tempos difíceis e de retrocesso social com políticas orientadas somente para o lucro e para a exploração, esquecendo os direitos dos trabalhadores tão duramente conquistados.
Festejar o 25 de Abril é lembrar o quão importante é fomentar o coletivo, transformar o individualismo e isolamento que se instala na sociedade e transportar para a CGD e para todas as gerações de trabalhadores a união e a solidariedade que caraterizaram a ação dos capitães de abril!
Festejar Abril é defender os valores da Democracia, da Liberdade, a luta organizada dos trabalhadores e os direitos sociais! Festejar Abril é defender uma CGD pública, forte e ao serviço do País!
A Revolução de Abril mostrou-nos que as inevitabilidades, o medo ou os fatalismos podem ser vencidos, pela convicção, pela perseverança, pela esperança, pela justiça, pela luta, porque hoje como ontem “o povo é quem mais ordena”!
O STEC e a CT da CGD convidam todos os Trabalhadores, os Pré-Reformados e Reformados a participarem nos jantares comemorativos do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, em Lisboa e no Porto.
VEM JANTAR E CONFRATERNIZAR CONNOSCO!
LISBOA
3 de maio – 19h30
Casa do Alentejo – Rua das Portas de Stº Antão, 58
Animação: José Barros (Navegante) c/ Miguel Tapadas ao piano: “50 anos de abril no Mundo”
“As canções de abril no Mundo, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril em Portugal e a sua relação com a música de intervenção no mundo.”
PORTO
24 de abril – 18h00
Delegação do STEC no Porto – Rua do Bolhão, 85 – 4º Dto
Animação: Secção de Música dos SSCGD
(Veja no comunicado os contactos para inscrições)
Participa nas manifestações do 25 de abril e do 1º de maio em Lisboa e no Porto.
VIVA O 25 ABRIL! VIVA O 1º DE MAIO!