stec_logo
Sexta-feira, 23 de Fevereiro, 2024

INFORMAÇÃO STEC

E-MAIL
Outras Publicações
img-email
Aumento Salarial Intercalar e Reuniões com Diretores(as) Comerciais e Centrais
E-MAIL

Aumento Salarial Intercalar – CGD

 

Na sequência do despacho do Ministério das Finanças de 12/05/2023, em que se concretizam as orientações para as Empresas do Setor Empresarial do Estado procederem ao aumento salarial intercalar de 1%, “que deve respeitar a contratação coletiva e, (…) visar assegurar uma efetiva valorização nominal do ganho por cada trabalhador.”,

 

o STEC remeteu nos termos da lei laboral, à Administração da CGD a sua proposta de revisão salarial intercalar a produzir efeitos desde 1 de janeiro de 2023.

 

Recordamos que, assim que foi conhecida a decisão do Governo da necessidade de uma rápida correção dos aumentos salariais já negociados, pelo registo de uma inflação acima do que era previsto para 2023, materializada no Decreto-Lei n.º 26-B/2023, o STEC solicitou esclarecimentos à Administração da CGD sobre a forma como pretendia cumprir essa orientação. Tendo a Administração respondido que até ao momento não teria recebido qualquer comunicação sobre o tema por parte do acionista.

 

Ora, como é público, o acionista já terá dado essa orientação.

 

Desta forma, o STEC não aceitará que uma Empresa que ainda recentemente quase duplicou os lucros (285 milhões) referentes ao exercício do primeiro trimestre face ao período homólogo, a que acresce, o reembolso antecipado de 500 milhões de euros referentes ao Plano de Recapitalização, se negue a cumprir uma orientação do Governo para aumentar extraordinariamente os salários e pensões de trabalhadores e reformados em apenas 1%!

 

O STEC não aceitará a intransigência, nem a ganância de uma Administração que se preocupa exclusivamente em apresentar lucros e mais lucros… tentando transmitir uma falsa ideia de eficiência de gestão à custa da exploração dos trabalhadores, não partilhando com estes, parte desses lucros, através da devida e justa atualização salarial!

 

 

 

Reuniões com Diretores(as) Comerciais e Centrais

 

O STEC iniciou, ainda no mês de fevereiro, um conjunto de reuniões a nível nacional, incluindo ilhas, com os Diretores(as) Comerciais e Centrais da CGD.

 

Aguardamos a disponibilidade dos Diretores(as) com os quais ainda não foi possível reunir, uma vez que consideramos serem as mesmas de extrema importância. O envolvimento de todos na identificação e resolução dos problemas dos trabalhadores é fundamental, e não basta ter palavras, temos de ter ações condizentes!

 

Entre os temas abordados têm estado: as transferências do local de trabalho, o trabalho suplementar, o registo de ponto, o quadro de pessoal, a avaliação de desempenho, os prémios comerciais, os objetivos comerciais, a interação com os serviços de retaguarda, as condições de trabalho, o assédio, entre outros.

 

Tendo sido a recetividade e disponibilidade daqueles Diretores(as) positiva, esperamos que no futuro seja possível solucionar alguns dos problemas dos trabalhadores por intermédio destes responsáveis contribuindo para a construção de um ambiente salutar, justo e motivador nos locais de trabalho, bem diferente do que atualmente encontramos.

 

Conta com o STEC para a resolução das tuas situações!

 

 

A Direção
Lisboa, 01-06-2023

03_17_cartoon_dia-do-pai