stec_logo
Quinta-feira, 18 de Julho, 2024

INFORMAÇÃO STEC

E-MAIL
Outras Publicações
img-email
CGD DENTRO E FORA DA CAIXA
E-MAIL

Fugindo este ano do Dia do Pai e do dia das mentiras, realiza-se no próximo sábado, dia 16 de março, o já conhecido Encontro da Caixa Fora da Caixa, este ano com os lucros históricos superiores a mil milhões de euros a anunciar. Num contexto de clima social pautado pelo agravamento das condições de trabalho e um adiantamento salarial irrisório de 3,25% (valor médio) avançado unilateralmente por decisão de Gestão, realizado à margem das negociações, violando a contratação coletiva e mostrando uma atitude autoritária e desrespeitadora com os trabalhadores e seus representantes.

 

À semelhança de anos anteriores, “convidam-se” os trabalhadores a prescindirem do seu dia de descanso e de família, e face à já previsível fraca adesão, surge este ano a novidade de facultar o pagamento de hotel para quem vem de fora, procurando transparecer a ideia de normalidade e paz social na Empresa, onde recrutar “sangue novo” é cada vez mais difícil, as perspetivas de carreira são cada vez menores e as situações de burnout e os pedidos de rescisão crescem…

 

Não é novidade que quando se trata de eventos de marketing pessoal, a Administração da CGD se esquece por completo do famigerado argumento da sustentabilidade financeira da Empresa, abrindo os cordões à bolsa para se autoelogiar e autopromover, contratando serviços e personalidades de custos elevadíssimos, mas no dia-a-dia ignora e desconsidera os trabalhadores e os clientes, no que respeita a garantir condições de trabalho e de atendimento minimamente condignas.

 

Neste encontro, como já é habitual, não faltarão palavras e discursos pseudo-motivacionais, vazios e sensacionalistas, impelindo os trabalhadores a darem mais e mais… Os trabalhadores têm de dar mais e a CGD o que acrescenta aos trabalhadores? Aumentos salariais irrisórios? Trabalho suplementar não pago? Sistemas informáticos deficitários? Objetivos inexequíveis? Ameaças veladas e assédio em catadupa? Prémios que não chegam a todos e se esgotam em si mesmo sem garantia de rendimento futuro? Prémios com um prazo mais reduzido para os fazer correr ainda mais rápido?

 

A massiva participação dos trabalhadores na Greve e Concentração do passado dia 1 de março e a reduzida participação de trabalhadores neste Encontro da Caixa no próximo dia 16 devem fazer refletir a Administração que tenta esconder e camuflar o grave nível de degradação do Clima social da Empresa e a real necessidade de ir ao encontro dos trabalhadores dentro da Caixa! Chega de colocar panos quentes, tentar disfarçar que tudo está bem quando é notória a insatisfação dos trabalhadores e são urgentes as respostas!

 

A próxima reunião negocial de aumentos salariais entre o STEC e a CGD está agendada para o próximo dia 26 de março. Os trabalhadores aguardam a nova proposta de aumento da tabela salarial da CGD na expectativa que ela finalmente venha ao encontro das necessidades dos trabalhadores, tal como anunciado pela Administração no dia da Greve.

 

Será este o momento certo para a CGD dar um sinal positivo aos trabalhadores nesta matéria, não esquecendo as necessárias respostas ainda não vislumbradas relativas às gravosas condições de trabalho.

 

 

OS TRABALHADORES EXIGEM CONDIÇÕES DE TRABALHO!

 

COM OS LUCROS ALCANÇADOS OS TRABALHADORES TÊM DE SER VALORIZADOS!

 

É MESMO NECESSÁRIO O AUMENTO DO SALÁRIO!

 


 

 

A Direção.

03_17_cartoon_dia-do-pai