Realizou-se, no passado dia 5 de abril, na Sede do STEC, em Lisboa, uma reunião do Conselho Nacional (CN), no sentido de discutir e votar o Relatório e Contas do exercício de 2023, dando-se, assim, cumprimento ao estabelecido nos Estatutos do STEC. Na reunião estiveram presentes 54 membros do CN.
Deu-se início ao período “Fora da Ordem de Trabalhos” tendo o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) colocado à votação a Ata do CN de 10 de novembro de 2023, a qual foi aprovada por unanimidade.
De seguida, o Presidente da Direção usou da palavra para abordar diversos assuntos relacionados com a atividade do STEC, nomeadamente:
– Petição Pública em curso,” Por uma Caixa Geral de Depósitos ao serviço do país, que valorize os seus trabalhadores”; carta enviada ao Primeiro-Ministro sobre a recuperação do tempo serviço de 2013 a 2016; iniciativas do STEC no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril; discriminação salarial entre trabalhadores que iniciam funções e aqueles que se encontram no ativo; integração dos trabalhadores da ex-CLF nos Serviços Sociais da CGD e classificação incorreta pela CGD da sua categoria e remuneração; realização das próximas Jornadas Sindicais; novo sistema de atendimento a ser implementado pela CGD na rede comercial e negociação da tabela salarial.
Usou também da palavra a Vice-Presidente da Direção que registou positivamente a grande adesão à greve de 1 de março de 2024. Referiu que o processo negocial da tabela salarial em curso se encontra num impasse, continuando a CGD numa posição irredutível nesta matéria. Assegurou que o STEC mantém a sua luta por uma tabela salarial justa e apelou à participação de todos os trabalhadores na defesa desta causa.
Foram colocadas algumas questões pelos membros do CN, a que a Direção teve oportunidade de responder.
Entretanto, a Direção entregou na Mesa uma Moção, que foi distribuída a todos os conselheiros, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade e aclamação.
Seguidamente, a Direção apresentou o Relatório e Contas de 2023, tendo os responsáveis dos diversos Pelouros explicado detalhadamente a matéria descrita em cada uma das áreas do documento.
Foram posteriormente colocadas algumas questões pelos conselheiros, nomeadamente sobre algumas rubricas das Contas, tendo a Direção procedido aos esclarecimentos solicitados.
O Presidente do Conselho Fiscal abordou o trabalho pormenorizado que este órgão de fiscalização promove na análise rigorosa das contas do Sindicato e deu conhecimento do Relatório apresentado sobre as contas de 2023, dando o seu parecer favorável à aprovação das mesmas.
O Presidente da MAG colocou à votação o Relatório e Contas do exercício de 2023, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade e aclamação.
Ao encerrar a reunião, o Presidente da MAG apelou à participação de todos os trabalhadores nas iniciativas que o STEC está a desenvolver nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Consulte a Moção AQUI