stec_logo
Quarta-feira, 11 de Setembro, 2024

INFORMAÇÃO STEC

E-MAIL
Outras Publicações
img-email
É INQUESTIONÁVEL A DEFESA DOS SERVIÇOS SOCIAIS
E-MAIL

Informamos os nossos sócios que solicitámos à Direção dos Serviços Sociais da CGD, um conjunto de esclarecimentos em virtude das suas últimas comunicações e desenvolvimentos, designadamente, com o anúncio do encerramento do Centro Clínico do Porto.

 

Na reunião tida com a Direção dos SSCGD em 2 de julho e da qual a 5 de julho demos nota aos sócios, foram-nos transmitidas informações não coincidentes com as recentemente publicadas, nomeadamente, no que concerne ao Centro Clínico do Porto. Haviam-nos comunicado que estaria a ser realizada uma avaliação mais detalhada a todos os Centros Clínicos, da qual atempadamente dariam mais informações, manifestando o compromisso de manutenção e ajustamento das valências médicas ao novo espaço disponível para o Centro Clínico do Porto, incluindo o desporto e lazer e assegurando os postos de trabalho existentes.

 

No conjunto de questões que colocámos em ofício à Direção dos SSCGD, incluem-se, a necessária e urgente clarificação quanto às informações contraditórias recentemente divulgadas, referentes ao Centro Clínico do Porto e à manutenção dos serviços aos sócios e beneficiários na sua plenitude, bem como, as preocupações relacionadas com os trabalhadores deste Centro Clínico. Alguns deles, após uma primeira reunião de apresentação de propostas para rescisão contratual, caracterizada por lacunas na informação e com condições legalmente duvidosas, têm posteriormente sido alvo de pressões para aceitação das mesmas. Estamos a acompanhar os nossos sócios em todas as questões jurídico-laborais necessárias e não permitiremos quaisquer formas de pressão ou assédio!

 

No momento de grande perturbação que atravessamos, com dúvidas e receios de trabalhadores, reformados e pré-reformados quanto ao futuro dos SSCGD, o STEC emite esta nota com a sua posição clara e pública de defesa intransigente da manutenção dos Serviços Sociais da CGD, cumprindo o desígnio para o qual foi criado nos “domínios da saúde, segurança social, habitação, cultura, recreio e atividades afins, com o objetivo de melhorar as condições económicas e sociais dos empregados e aposentados da Caixa e seus familiares”.

 

Lembramos que ao contrário de outros subsistemas de saúde, os Serviços Sociais da CGD, dotados de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira, não resultaram de uma negociação, nasceram sim na Lei Orgânica da CGD, logo com mais responsabilidades inerentes à Administração da CGD, e que tal tem de ser exigida!

 

Com lucros de 1291 milhões de euros em 2023 e 889 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, faz sentido que a Administração da CGD continue a reduzir ano após ano, a dotação para os Serviços Sociais dos seus trabalhadores e reformados? Ainda mais sabendo que em 2021 vendeu o edifício onde se encontra o Centro Clínico do Porto, não dando a possibilidade de os Serviços Sociais adquirirem apenas o espaço deste Centro Clínico e deixando-os reféns de uma renda mensal sujeita a atualizações num valor que ascende 28.000€?

 

Os SSCGD são uma Instituição imprescindível e insubstituível para todos nós, trabalhadores, reformados e beneficiários. O STEC, Sindicato mais representativo da CGD, estará sempre na linha da frente, no que concerne, à defesa dos SSCGD, conforme previsto na cláusula 111ª do AE CGD/STEC!

 

 

 

A Direção

03_17_cartoon_dia-do-pai