Apresentação do livro “O Perigoso Pacifista” e Exposição
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o STEC promoveu, na tarde do dia 15 de novembro, na Delegação do Porto, uma sessão de apresentação do livro “O Perigoso Pacifista”, dedicado à vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, bem como a inauguração da Exposição de Fotografia, com base nos trabalhos premiados no XIX Concurso de Fotografia do STEC, subordinados ao tema “25 de Abril – A Festa e a Luta” . Foi ainda inaugurada a exposição de cartazes alusivos aos 50 anos do 25 de Abril, apresentados por filhos e netos de sócios do STEC, que corresponderam ao desafio que lhes foi lançado sob o mote “Desenha ou Pinta o teu 25 de Abril”.
A Apresentação do livro contou com a participação de elementos do “Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira”, onde Jorge Sarabando e Paulo Vaz de Carvalho nos enquadraram e transportaram para os tempos antes e depois do dia da liberdade, com a partilha de pormenores do caráter e vivências de Adriano Correia de Oliveira, revivendo histórias, algumas que o livro descreve, e destacando o seu papel de fundamental importância na canção de protesto e de extraordinário ser humano que foi. Um momento profundo, em que os dois convidados homenagearam o artista de voz singular, que marcou uma geração. Seguiu-se um momento de animação musical, a cargo da Secção de Música dos SSCGD, que também homenageou Adriano Correia de Oliveira, interpretando temas de sua autoria.
Esta iniciativa, que contou com a presença de dirigentes do STEC, membros do Conselho Nacional e um número significativo de sócios da área do Porto, terminou com um lanche convívio de confraternização entre todos os participantes.