O STEC realizou as V Jornadas Sindicais descentralizadas em Lisboa, Porto e Coimbra, na semana de 21 a 25 de fevereiro, dirigidas aos delegados sindicais, sob o tema: Acordo de Empresa – Uma abordagem jurídica.
Estas Jornadas tiveram como objetivos reforçar a importância do AE no nosso dia-a-dia enquanto trabalhadores da CGD, bem como valorizar o acompanhamento jurídico que o STEC tem ao dispor dos seus associados, nunca esquecendo que é na partilha de experiências e conhecimentos que todos saímos mais fortalecidos.
No âmbito da análise jurídica do AE, foram abordados temas tais como: transferências de local de trabalho, exercício da atividade sindical, faltas por doença, parentalidade, isenção de horário de trabalho, teletrabalho e cláusulas de transição.
No âmbito sindical, foram abordados temas tais como: a importância das Jornadas Sindicais e do envolvimento dos delegados sindicais na vida do sindicato, a negociação das tabelas salarias 2021/2022, greve às horas extraordinárias, assédio nos locais de trabalho, avaliação de desempenho, congelamento dos 4 anos de carreira (2013-2016), plano estratégico da CGD para 2021/2024 (plano este desconhecido quer do STEC quer dos trabalhadores), bem como das várias atividades que o STEC tem desenvolvido na defesa e na luta pelos direitos dos trabalhadores.
Em Lisboa, as Jornadas Sindicais realizaram-se nos dias 21 e 22 de fevereiro e contaram com a presença do Dr. Vítor Ferreira como orador e de 27 delegados sindicais; reforçando-se mais efetivamente a necessidade de a cada ano ser relembrada a importância de se fazer cumprir o processo de Avaliação de Desempenho em todas as suas etapas.
No Porto, as Jornadas Sindicais realizaram-se nos dias 23 e 24 de fevereiro e nelas estiveram presentes 34 delegados e o orador Dr. Pedro Simões. Para além dos temas abordados em todas as sessões da Jornadas Sindicais, os delegados deixaram algumas sugestões, tais como, a insistência do STEC para junto da DPE continuar a exigir a divulgação das promoções obrigatórias anualmente.
Em Coimbra as Jornadas realizaram-se no dia 25 de fevereiro, contaram com a Dra. Liliana Joaquim como oradora e nesta sessão estiveram presentes 28 delegados sindicais.