stec_logo
Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022

INFORMAÇÃO STEC

COMUNICADOS
Comunicado_10
O STEC apresentou uma proposta de aumentos salariais.
COMUNICADO 10

O STEC apresentou uma proposta de aumentos salariais.

 

É uma necessidade social urgente, aumentar os salários e pensões na CGD!

 

O aumento brutal e súbito da inflação que se está a verificar, torna absolutamente absurdo e socialmente inoperante, o acordo salarial negociado em 2021 e que entrou em vigor na CGD, em 1 de janeiro de 2022.
Para esta imprevisível inflação, contribui o galopante aumento de todos os bens essenciais: água, eletricidade, gás, combustíveis, produtos alimentares…, que já estão a criar e vão criar, uma situação de autêntico caos, no dia a dia dos trabalhadores e reformados da CGD.

 

Em contrapartida, a CGD está em crescendo, a mostrar-se o banco mais forte e seguro do país, com lucros nunca vistos: entregou ao Estado um total de 378.2 milhões de euros em 2021, com um lucro de 486 milhões de euros no 1º semestre de 2022 e adivinha-se um resultado histórico, de mais de 1000 milhões de Euros de lucros para o ano de 2022!

 

Os trabalhadores e reformados da Empresa, os grandes protagonistas, de hoje e de ontem, para este crescimento da CGD, já estão a passar e vão passar, por gravíssimas dificuldades e aflições, enquanto a CGD, a quem tudo dão e tudo deram, se destaca no mercado financeiro com resultados impressionantes e inéditos!

 

Ora se tais resultados, que em grande medida se devem ao trabalho desenvolvido pelos trabalhadores, permitiram dar uma resposta positiva ao Estado, permitirão com certeza dar também resposta positiva àqueles que todos os dias aqui trabalham e se esforçam para alcançar os referidos resultados, traduzindo um justo reconhecimento!

 

O aumento salarial na CGD é uma questão de pura justiça social e que possibilitará elevar o poder de compra dos trabalhadores, potenciando também a economia nacional, respondendo aos apelos feitos pelo Governo e PR no sentido de promover aumentos salariais.

 

Sob o ponto de vista económico e de gestão, é perfeitamente correto, comportável e justo que a CGD partilhe uma parcela dos lucros e do aumento de produtividade com os trabalhadores, até porque eles são o seu maior ativo!

 

O STEC apresentou à CGD uma proposta de aumento salarial, com caráter excecional para o 2º semestre de 2022, de 4,79% com valor mínimo de 80€ para todos. Essa proposta foi acompanhada de uma justificação económica do economista Eugénio Rosa, que a fundamenta, disponível no nosso site para consulta.

 

 

É URGENTE REPOR PODER DE COMPRA AOS TRABALHADORES,

RECONHECENDO E VALORIZANDO O SEU TRABALHO!

 

VAMOS DEFENDER ESTA PROPOSTA JUSTA E ECONOMICAMENTE SUSTENTADA!

 

MANTÉM-TE ATENTO E INFORMADO!

SINDICALIZA-TE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

 

 

A Direção

03_17_cartoon_dia-do-pai