Quinta-feira, 17 de Abril, 2025

INFORMAÇÃO STEC

INFORMAÇÃO
Outras Publicações
Reunião do Conselho Nacional – 04/04/2025
INFORMAÇÃO

Teve lugar, no passado dia 4 de abril, na Sede do STEC, em Lisboa, uma reunião do Conselho Nacional (CN), tendo como ponto único da ordem de trabalhos a discussão e votação do Relatório e Contas do exercício de 2024.

 

Participaram nesta reunião 57 membros do CN com direito a voto, para além dos membros do Conselho Disciplinar e Conselho Fiscal.

 

Procedendo à apresentação do Relatório de Atividades de 2024, a Vice-Presidente da Direção, Joana Carvalho, abordou genericamente algumas das matérias constantes do documento, mencionando a questão da petição pública sobre a recuperação do tempo de serviço de 2013 a 2016, que recolheu mais de 2500 assinaturas, informando que o STEC irá continuar a luta para fazer valer as suas posições.

 

Falou ainda sobre a grande participação e adesão à greve de 1 de março de 2024, dando nota das enormes dificuldades à volta do processo negocial da tabela salarial. Mencionou ainda a evolução positiva de adesões ao nosso Sindicato, com mais 144 novos trabalhadores sindicalizados em 2024, totalizando o STEC, neste momento, 86% de todos os sindicalizados das empresas do Grupo CGD.

 

De seguida, alguns membros da Direção, responsáveis pelos diversos Pelouros, procederam a uma explanação pormenorizada das atividades desenvolvidas em 2024, descritas no documento em apreço.

 

Por último, Joana Friezas, membro da Direção responsável pela contabilidade, efetuou uma apresentação detalhada das contas de 2024, explicando, rubrica a rubrica, as diversas áreas do documento.

 

Finda esta explanação, o Presidente da MAG deu a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Camilo, que cumprimentou todos os presentes, congratulando-se com o resultado alcançado nas atividades do Sindicato e com o reforço da sua solidez financeira, informando do parecer favorável deste órgão ao relatório e contas de 2024.

 

Prestados todos os esclarecimentos e não havendo mais pedidos de intervenção, o Presidente da MAG colocou à votação o Relatório e Contas do exercício de 2024, o qual foi aprovado por unanimidade.

 

Entrando-se no período “Fora da Ordem de Trabalhos”, o Presidente da Direção, Pedro Messias, interveio para fazer o ponto de situação sobre diversas questões relacionadas com a atividade do STEC, nomeadamente: Registo eletrónico de livro de ponto; formação obrigatória; reuniões na Assembleia da República sobre vários assuntos, nomeadamente a continuação da luta pela recuperação dos 4 anos de serviço de 2013 a 2016; processo de avaliação de desempenho; integração dos trabalhadores da ex-CLF nos Serviços Sociais da CGD; reversão de despedimentos; realização de Jornadas sindicais; a importância das eleições para os SSCGD e a premência de encararmos este momento com um sentido de grande responsabilidade; realização de Assembleia Geral para alteração dos Estatutos; inquérito promovido pelo CIES-ISCTE sobre “avaliação de burnout e de riscos psicossociais na CGD”.

 

Foi, entretanto, apresentada uma Moção, subscrita por quatro Conselheiros, propondo a criação de um grupo de trabalho visando a criação e financiamento de um Fundo de Greve. Após várias intervenções, a Moção foi a votação sendo amplamente rejeitada, com apenas quatro votos a favor dos seus proponentes.

 

Registaram-se diversas intervenções dos Conselheiros, nomeadamente sobre: as eleições para os Serviços Sociais, o momento crucial que estes atravessam e o papel decisivo destas eleições para o seu futuro; o apoio jurídico prestado pelo Sindicato aos sócios e as ações ganhas pelo STEC em tribunal; o recurso crescente a outsourcing na DAC, com trabalhadores temporários que têm acesso a informação confidencial; a divergência na atribuição de prémios de desempenho entre trabalhadores que descontam para a Segurança Social e para a CGA; os problemas de falta de estacionamento no edifício da nova sede e dificuldade de transportes; a deficiente formação dos novos contratados para lidarem com produtos de crédito à habitação e seguros.

 

Foram ainda solicitados pedidos de esclarecimento à Direção, sobre o anunciado inquérito a promover pelo CIES-ISCTE, nomeadamente sobre o universo de trabalhadores a abranger e a posterior publicação dos resultados.

 

A Direção respondeu às questões elencadas, referindo que foi constituído um grupo de trabalho para o acompanhamento e desenvolvimento do inquérito e que o mesmo terá como universo os associados do STEC, sendo extensível ao universo CGD, salientando que os resultados apurados serão amplamente divulgados. Reforçou o seu empenho na defesa de todos os trabalhadores, apelando para que sejam enviadas todas as situações que entendam ser discriminatórias.

 

Não havendo mais questões a tratar, o Presidente da MAG deu por encerrada a reunião.

 

04_09_cn_01

 

04_09_cn_02

 

03_17_cartoon_dia-do-pai